Sites Grátis no Comunidades.net

 Tenda Espírita Nossa Senhora das Graças



Total de visitas: 78290
USO DE FERRAMENTAS PELOS GUIAS ESPIRITUAIS

 

USO DE FERRAMENTAS PELOS GUIAS ESPIRITUAIS

 

Muitos guias espirituais usam ferramentas para absorver energias condensadas, atrair ou projetar,  ondas vibratórias, descarregar os médiuns e os consulentes de energias negativas, etc.

Antes de explicar para que servem as ferramentas utilizadas pelos guias  espirituais, vamos conhecer alguns mais utilizados:

  • Pretos / Pretas velhas: cachimbo, bengala, rosário, terço, figa, crucifixo, lenço, xale, chapéu de palha, cigarro etc...    
  •  Exú: tridente, corrente, marafo, charuto, cigarro, capa, cartola, guias de aço, etc.
  • Pomba-gira: batom, cigarrilha, anéis, colares, saias, lenços, joias, etc.
  • Caboclos de Oxóssi: penachos, cocares, arco e flecha, charuto, cuia, etc.
  • Caboclos de Ogum: lança, espada, elmo, espada de São Jorge ou Ogum, etc.
  • Caboclos de Xangô: oxé (machado de pedra de duas pontas), pedras, charuto, etc.
  • Baiano: chapéu, cigarro de palha, badulaques, coco verde, facão, etc.
  • Marinheiro: boné branco, copo com pinga, cigarro, cordas, etc.
  • Boiadeiro: chicote, chapéu, cinto, lenço, etc.
  • Ciganos: baralho, lenço, incenso, pedras, joias, almofadas, etc.
  • Erês: brinquedos, bexigas, doces, bebidas, óculos coloridos, bonés, saias, etc.

Para que servem as ferramentas?

Algumas ferramentas como chapéus, cocares, capas, saias, etc., servem como proteção ao médium girante; outras como bengalas, tridentes, espadas, flechas, etc., servem como um meio para descarregar o médium ou o consulente; e há também as ferramentas como incenso, joias, pedras, coco verde, doces, bebidas, etc., que servem para atrair e carregar o médium girante com energia positiva, ajudando no seu fortalecimento, equilibrando-o e acalmando-o.

Não há uma regra com relação à função de cada ferramenta, pois os guias utilizam a mesma ferramenta para diversos usos, dependendo de sua vontade e do objetivo que ele quer atingir, como por exemplo, a bengala do preto velho pode descarregar o médium, mas também pode servir como meio para atrair energia positiva e carregar o médium..

Como são utilizadas as ferramentas?

Cada guia espiritual utiliza a ferramenta de acordo com seu fundamento e axé e há variação no uso ou no tipo de ferramenta até mesmo entre guias de mesma linha - como a linha de caboclos Pena Branca, onde um caboclo pode utilizar um cocar e outro utilizar apenas uma cuia com água e mel. O médium girante também influencia na escolha da ferramenta, pois o seu corpo  é um transmissor e receptor de energias, mas a facilidade por onde “entra e sai” energia do seu corpo (que pode ser através das mãos ou dos pés ou da cabeça ou do tronco, etc.) é o que ajuda o guia a definir qual ferramenta energia do seu corpo (que pode ser através das mãos ou dos pés ou da cabeça ou do tronco, etc.) é o que ajuda o guia a definir qual ferramenta

(a) preto (a) velho (a) faz uso das mesmas:

                              I.            Chapéu de palha, lenço, xale, etc.

a.       Energia positiva: atrai bons fluídos e energia para a coroa do médium.

b.      Energia negativa: protege a coroa do médium de vibrações negativas que estão no ambiente e ainda não foram processadas durante o ritual.

II.  Cachimbo, cigarro de palha, cigarro, etc.

a.       Energia positiva: o odor do fumo sendo queimado atrai bons fluídos ao médium e ajuda na concentração.

b.      Energia negativa: queima os miasmas do corpo do médium e dos consulentes.

                            III.  Rosário, terço, figa, crucifixo, guia de contas, etc.

a.       Energia positiva: concentra energia positiva e fluído de essência divina para ser repassado ao médium ou aos consulentes. Também serve como meio para o médium se concentrar no trabalho do  guia.

b.      Energia negativa: concentra energia negativa que está no corpo do médium ou do consulente sendo descarregada quando a ferramenta é jogada ao chão ou quando ela quebra.

                            IV.  Bengala, espada de Ogum, lança de Ogum, galho de guiné, etc.

a.       Energia positiva: concentra energia positiva e fluído de essência divina para serem repassadas ao médium ou aos consulentes.

b.      Energia negativa: concentra energia negativa que está no corpo do médium ou do consulente sendo descarregada quando a ferramenta é batida no chão.

                             V. Comidas e bebidas como café, bolo de fubá, mandioca, arroz, etc.

a.       Energia positiva: concentra energia positiva e fluído de essência divina para ser repassado ao médium ou aos consulentes.

b.      Energia negativa: concentra energia negativa que está no corpo do médium ou do consulente sendo descarregada quando descartado (cuspido) no “cuspidor”.

                            VI.  Tapete de folhas, tapete de palha, chinelo de palha, etc.

a.        Energia positiva: concentra energia positiva e fluído de essência divina localizado no congá para ser repassado ao médium ou aos consulentes.

b.      Energia negativa: concentra energia negativa que está no corpo do médium ou do consulente sendo descarregada quando o guia bate os pés e ou as mãos contra a ferramenta ou contra o chão.

OBS: É o guia que escolherá suas ferramentas de acordo com a necessidade, nunca o médium deverá utilizar  por achar bonito, ou por vaidade, ou porque viu outro utilizar sem a orientação dos guias chefes da casa ou do guia que saberá se dera utilizar algum utensílio ou não e para que propósito.

 

 

T.E.N.S.G