TENDA ESPÍRITA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
O MÉDIUM PERGUNTA E VOVÔ MIRONGA DAS ALMAS RESPONDE!!!!
- Era um lindo fim de tarde, nos fundos de uma casa onde existe um pequenino e humilde terreiro chamado Cantinho da Fé, o cheiro da fumaça do defumador tomava conta de tudo e de todos, o som dos atabaques ecoavam ao som de palmas e lindos pontos cantados de Umbanda dizendo que a gira esta girando, e derrepente, a Mãe de santo começa a se tremer, e ai chega vovô Mironga, para mais uma gira de doutrina em seu terreiro, senta no seu toco, acende seu cachimbo, e reúne seus filhos em volta, escutando e atendendo um á um, com todo o seu carinho, humildade e amor, que aos poucos se aproximam.
P- MÉDIUM - Benção vovô!
R -VOVÔ - Que Oxalá te abençoe fio!
P - MÉDIUM - Vovô tenho uma dúvida que está me incomodando. Quando incorporado, não tenho controle da minha voz e movimentos, porém vejo tudo e escuto, fico confuso, e me pergunto se sou eu ou a entidade, me ajuda vovô e me esclareça.
R - VOVÔ - Mi zim fio, em primeiro lugar, o que tá acuntecendo com suncê, acuntece com quase todo médium iniciante, pois suncê é um médium de incorporação consciente, suncê lembra que naquela pustila que suncê ganho pra estudá, ela explica que tem médium de incorporação, consciente, semi - consciente e inconsciente. O que suncê tem qui fazer nigrinho, é ter confiança no seu guia ou Orixá, deixar que ele te domine cada vez mais, nunca revelar os problemas e assuntos dos consulentes com seus guias, procurar sempre estudar e aprender, pois aos poucos suncê vai ser cada vez mais dominado pelo teu guia e com o passar dos anos quando teu guia subir você num vai conseguir lembrar de muita coisa, ele apenas vai deixar algumas lembranças na sua mente, mais num fique assim não e nem saia dizendo pra todo mundo que tu és consciente, pois de 100 médiuns 98 são conscientes ou semi conscientes e quem é também nunca fala, vão sempre dizer que dormem, apagam e num vêem nada, não tem nada haver se médium for inconsciente será mais firme ou melhor que os outros tipos de médium, não tem nada haver fio, o médium bom e firme é aquele que é responsável, humilde e verdadeiro, ambos estão sujeitos á qualquer tipo de erro minha quiança.
P - MÉDIUM - Vovô, por que as entidades de Umbanda, utilizam bebidas e fumo em seus trabalhos?
R - VOVÔ - É simples fio, para fazer trabalhos de limpeza e purificação, tanto do médium ou consulente, mas como também do ambiente.
P - MÉDIUM - Não entendi meu velho como assim?
R - VOVÔ – Hum,hum! Fio o álcool suncê sabe que é um líquido proveniente da cana de açúcar, assemelhando -se ao éter que é um excelente auxiliar para o desfaze mento de energias negativas impregnadas no perispírito( envoltório fluídico que liga o corpo ao espírito), assim cada linha possui sua bebida específica. Onde muita das vezes fio meu, o guia age magnetizando a bebida fazendo o consulente ingeri-la em pequena quantidade permitindo a visualização de seu organismo, mostrando algum problema que deve ser cuidado e em alguns casos proporcionando o entorpecimento das faculdades do médium ativando substâncias ativadoras do cérebro que atuam no plexo nervoso, que é aproveitada pelas entidades no campo material, porém devo ressaltar, deve ser utilizada em quantidade adequada sem necessidade de embriaguez ou vício.
O fumo fio meu, é vegetal que traz elemento terra e água em sua composição e os elementos ar e fogo quando usados na defumação, logo esses 4 elementos utilizados no fumo por meio das entidades agem como descarrego agindo diretamente nos chakras dos consulentes, destruindo campos magnéticos negativos, afastando obsessores e desmanchando feitiço.
P - MÉDIUM - Vovô vou me endividar toda para dar uma saia de seda pura com muito brilho para minha pomba gira, eu vou arrasar, pois ela já está me cobrando, por que se não ela poderá até me dar uma surra, não é vovô?
R - VOVÔ - Óia fia, nego véio vai dizer uma coisa pra suncê, a vaidade é a destruição do médium na Umbanda, tome cuidado. Sua pomba - gira com certeza num vai te castigar se você não puder dar agora, pois ela é um espírito evoluido e pode aguardar quando suncê puder comprar, e ela sabe que o uso de apetrechos, tais como, pitos, roupas, bebidas, cocares, colares e capas, é devido à necessidade da manipulação de energias e para haver uma maior vibração energética entre a terra e o astral.
P - MÉDIUM - Meu velho já que Exú não é o Diabo, por que ele usa tridente e dá gargalhada, e possui aquelas imagens satânicas vendidas nas casas de artigos religiosos?
R - VOVÔ - Minha quiança, escuta bem o que nego véio vai falar pra suncê, Diabo pertence a outra religião, que foi assemelhado com Exú devido ao sincretismo de forma errada, mas nada tem haver, foi uma forma encontrada pelos escravos de fazer com quê o homem branco tivesse medo, e assim respeitasse a sua religião, mas seu sincretismo têm como figura seu padroeiro Santo Antônio. O tridente segundo as lendas africanas foi um presente, uma homenagem que sua mãe Iemanjá lhe concedeu, o qual recebeu do Rei Netuno senhor dos 7 mares, e como símbolo místico representa a energia da terra e o trabalho, e a gargalhada ele utiliza para manipular a energia vibratória e afastar espíritos sem luz (obsessores). Na Umbanda Exú está em evolução, sendo um espírito errante muita das vezes, mas atire a primeira pedra quem nunca errou.
P - MÉDIUM - Uma entidade pode errar ou se enganar?
R - VOVÔ - Mais é craro que sim, mi zim fio! é difícil mas pode sim acuntecer, pois tanto os encarnados como os desencarnados são falhos, pois perfeito só nosso Deus( Orolum) e os Orixás.
P - MÉDIUM - Uma entidade pode dizer o dia e a hora da morte de alguém?
R - VOVÔ - Não, jamais nigrinha, pois os mistérios da vida e da morte pertencem a Deus e aos Orixás.
P - MÉDIUM - Meu velho, sou filha de Iabá ( Orixá feminino), obrigatoriamente as minhas entidades devem ser femininas também?
R - VOVÔ - Não necessariamente mi zim fia, pois os guias na Umbanda vêm por qualquer caminho, e os mais variados, nada impede de você ser de um Orixá feminino e trabalhar com um nego véio ou um Exú ao invés de uma nega véia ou uma pomba -gira.
P - MÉDIUM - Eu posso receber um Orixá sendo filho de outro, por exemplo Ogun sendo filho de Xângo?
R - VOVÔ - Mais é craro mi zim fio! Na Umbanda não se esqueça não incorporamos Orixá e sim espíritos falangeiros dos mesmos, e você pode sim trabalhar com um espírito falangeiro de outra linha.
P - MÉDIUM - Vovô uma pessoa incorporada pode tossir ou espirrar?
R - VOVÔ - Sim fio meu por que não, se a entidade está usando um corpo de um ser vivo que precisa respirar e possui todas as suas necessidades, ele não deve jamais se privar de espirrar, tossir, pois daqui uns dias vão querer que o médium incorporado pare de respirar, rêrêrê, fale quem quiser.
P - MÉDIUM - Um médium pode receber 4 entidades da mesma falange uma atrás da outra, por exemplo 4 caboclos, cada um com seu nome, 4 pretos velhos, 4 crianças, etc....?
R - VOVÔ - Fio preste atenção, a cabeça é uma só, senão o fio virá o que chamamos cabeça de oratório( cabeça governada por todos), mas devemos entender o por quê isso está acuntecendo, doutrina- lo, educa -lo e desenvolvê-lo, às vezes ele está sendo mal orientado, tá sofrendo de animismo ou mistificação, pois se ele pensa que com esse monte de entidades ele está forte ou firme, engana -se, ele não conseguirá firmar com nenhuma enquanto tiver nessa guerra de santo como dizem por ai suncês na terra, óia só fio, se quem faz guerra é suncês, rêrêrêrêrê!!!!
P - MÉDIUM - Sou filha de Iemanjá, ouvi dizer que existem vários tipos de Iemanjá uma Sobô, Ogunté etc... e na Umbanda como eu sei o nome da minha?
R - VOVÔ - Minha Nigrinha na Umbanda, Iemanjá é Iemanjá, Ogum é Ogum, não trabalhamos com denominações, essas dominações são de Nação que depende do caminho de cada Orixá, os únicos na Umbanda que possuem suas denominações são as entidades. Ex: Ogun Beira Mar, Caboclo 7 flechas, Xangô das almas entre outros.
P - MÉDIUM - O por quê do estudo do evangelho nas casas de Umbanda?
R - VOVÔ - Ué fio meu, a base da Umbanda tá na doutrina cristã, através da caridade e os ensinamento do Nosso Sinhô Jesus Cristo, pro médium melhorar e se aprimorar, tanto espiritualmente como moralmente, através dos ensinamentos de Cristo.
P - MÉDIUM - Meu velho e se minha guia arrebentar, o que devo fazer?
R - VOVÔ- Jamais fio suncê vai remendar, terá que fazer outra, pois se ela arrebentou teve algum propósito, ou o nó foi mal dado na hora de faze- la, ou cortou algum carrego, o melhor é suncê procurar orientações com seu pai ou mãe de santo, ou com o guia chefe.
P - MÈDIUM - Meu velho uma vizinha minha pediu para eu chamar minha preta velha em casa para ela, será que posso, como proceder?
R - VOVÔ - Óia fia isso é muito sério, nego véio sabe que caridade num si nega, porém suncê deve buscar a orientação e permissão dos seus dirigentes e guias chefes para isso, que irão lhe preparar, instruir e autorizá-los ou não, por que fora do terreiro suncê não tem a devida segurança espiritual, e você não sabe como está à energia do consulente que você vai tratar ou a do ambiente. E por traz de um preto velho muita das vezes ou de qualquer guia vêm muita coisa.
P - MÉDIUM - Meu querido vozinho, pôde uma entidade expor o consulente ao ridículo, o deixando encabulado, falando de seus particulares e vida íntima em voz alta, para que todos ouçam?
R - VOVÔ - Não fio, nem com o consulente e nem com ninguém, pois isso é falta de doutrina e de respeito, podendo estar enquadrado no animismo ou até na mistificação.
P - MÉDIUM - Os guias, em especial os Exús e pomba - giras, em alguns médiuns falam palavrões, o que o senhor acha?
R - VOVÔ - Mi zim fia, isso varia de casa para casa e de médium para médium. Dizer palavrões sim até podem, de forma pouca e moderada, o quê não pode é exagerar ou fazer cenas obscenas ou de depravações, de baixo nível que vão envergonhar as pessoas ou a casa espiritual que segue.
P - MÉDIUM - Meu velho se um filho de santo está com algum problema com outro irmão, ou não está concordando com alguma coisa na casa espiritual, qual a conduta a ser tomada?
R - VOVÔ - O fio deve se dirigir aos dirigentes da casa ( zeladores), e conversar de forma civilizada e educada, afim de tentar acabar com o problema sem fazer estardalhaços ou fofocas.
P - MÉDIUM - Meu velho se eu vejo meu irmão de santo fazendo algo de errado, ou acho que ele não está com santo é coisa nenhuma o que faço?
R - VOVÔ - Fio suncê deve fazer o que o grande ensinamento diz: Olhai e vigiai, não o julgue, ao invés de criticá -lo tente ajudá-lo, e deixe que a direção da casa dê um jeito, pois se a direção material não resolver, a própria espiritualidade irá resolver cuncerteza fio, hum hum.
P - MÉDIUM - Se eu ficar 3 giras sem aparecer no terreiro, ou precisar de uma licença para tratar da saúde ou resolver assuntos particulares, qual é a conduta adequada a tomar?
R - VOVÔ - Primeiro mi zim fio suncê deve comunicar aos seus dirigentes ou zeladores de santo, para que tomem ciência de sua ausência.
P - MÉDIUM- Meu vovô o que eu faço para ser um médium firme de Umbanda?
R - VOVÔ - Nigrinho é só suncê ter amor, respeito a essa lei divina, a casa que suncê serve, seus guias, irmãos e zeladores de santo, sempre somando, disposto a ajudar, fazendo o bem e a caridade, tomando seus banhos de erva, fazendo seus resguardos, fazendo os preceitos do anjo da guarda e dos Orixás, sendo humilde, freqüentando as giras de caridade e de desenvolvimento, e tomando seus amassis na coroa( Ori = cabeça).
P - MÉDIUM - Meu velho, sou homem, homem com H, porém á pouco tempo estou manifestando um entidade feminina, ouço muitas chacotas, dizendo que o homem que incorpora uma entidade feminina pode ficar afeminado, o que o senhor acha disso?
R- VOVÔ- Meu fio, primeiramente a sexualidade tá na cabeça e na opção de cada um, as entidades de luz não interferem na sexualidade de ninguém, a verdadeira entidade respeita o cavalo, não o expõem ao ridículo e sabe seus limites, porém há aqueles fios de mente ofuscada que se aproveitam disso para tirar seu proveito. Cada um é o que é, para espiritualidade não existe sexo, se uma entidade mensageira de luz precisa de seu corpo para fazer caridade não tem nada haver, tanto a mulher pode incorporar uma entidade masculina como um homem pode incorporar uma entidade feminina sem problemas.
P - MÉDIUM - Vovô, vira e mexe eu vejo na mesma gira duas entidades com o mesmo nome incorporadas, por exemplo 2 Tranca Ruas, 3 Pai Joaquim, isso pode acontecer?
R- VOVÔ- Sim pode sim fio, suncê deve entender que existem várias Marias e vários Josés, podem ter o mesmo nome, porém são pessoas diferentes. Assim é a espiritualidade, a diversos guias das mais variadas falanges, que podem possuir o mesmo nome ou nomes diferentes, ela vai se diferenciar pelo caminho que ele vêm, ou seja pela sua irradiação ou vibração, isso não quer dizer que estando 2 Tranca Rua das Almas incorporados que um esteja mentindo, pois os memos estão em cabeças diferentes em caminhos diferentes, pois na falange de Tranca Rua existem milhões de espíritos, onde muitos se apresentam também com nome de Tranca Rua.
P - MÉDIUM - Meu querido vovô Mironga, vou visitar uma outra casa espiritual, quais são os conselhos que o senhor pode me dar, e como deve ser a minha conduta?
R- VOVÔ- Óia fio, suncê deve primeiramente entender que cada casa tem suas normas e doutrinas, não é por que na sua casa a coisa é feito de uma forma, que na forma que é feito na casa do vizinho está errada ou vice e versa, você tem que respeitar o local que você se encontra, jamais deve sair puxando ponto ou sair recebendo o santo como suncês dizem por ai, sem ser convidado para isso, suncê deve cumprimentar a porteira, o dirigente da casa o gongá(altar) e o guia chefe, mantendo postura de respeito e uma boa conduta moral.
P - MÉDIUM - Vovô, iniciei meu desenvolvimento á alguns meses, só que minhas entidades ainda não firmam, estou ficando desanimada, o que faço?
R- VOVÔ- Fia, o desenvolvimento é assim mesmo ele demora, num se esqueça que a pressa é inimiga da perfeição, o tempo que leva vai depender de cada um fio, o médium é como uma pedra bruta a ser lapidada dia após dia, aos poucos vai se firmando um guia e outro, procure se entregar aprimorar seus conhecimentos umbandistas procurando entender o que acuntece com suncê no momento de transe, e qual o tipo de sua mediunidade, procurando se entregar ao guia, tomando seus banhos de erva e indo bem relaxado para o seu desenvolvimento.
P - MÉDIUM - Vovô, estou em desenvolvimento e quando canta um ponto do caboclo Rompe Mato eu sinto uma vibração, acho que meu guia é ele, pois se não puxarem eu fico pra lá e para cá, enquanto não puxam esse ponto eu não sou dominada totalmente, o que o senhor acha disso?
R- VOVÔ- Óia fia, pode ser como pode também não ser esse caboclo, pois seu guia pode vibrar na falange de Rompe mato e ser outro caboclo, pois só quando ele riscar seu ponto, ou cantar dizendo quem é ele que poderemos saber, o importante é que suncê trabalhe sua mente, de forma que ela não fique abitolada achando que seu guia só vêm naquele ponto, o guia pode vir em qualquer ponto.
P - MÉDIUM - Olha vovô eu não venho nas giras de desenvolvimento, porque eu já tenho mais de 7 anos de santo, e meus guias já estão dando consulta, eu já estou desenvolvido, eu já sei tudo, será que estou errado
R- VOVÔ- O fia minha suncê tá enganada, pois o desenvolvimento é continuo, o fio evolui dia após dia, o fato de seu guias já estarem firmes e dando consulta e suncê ter tempo de santo não necessariamente quer dizer que suncê não precise de desenvolvimento, ou saiba de tudo, pois ninguém sabe tudo, pois a Umbanda é uma escola da vida também, e a sabedoria infinita e maior pertence a nosso pai Zambi ( Deus = Orolum). Então fia se suncê não vai para gira de desenvolvimento, suncê perde a oportunidade de aprender mais e dividir o pouco que suncê sabe com seus irmãos.
P - MÉDIUM - A vovô ás vezes vejo alguns irmãos não se misturarem ou falarem com os outros, por serem médiuns mais graduados ou terem uma situação financeira melhor, o que o senhor acha disso?
R- VOVÔ- Nego véio acha isso muito errado e feio, pois dentro de uma casa de Umbanda todos são iguais aos olhos do Pai Criador e dos Orixás, ninguém é melhor que ninguém, todos são respeitados e amados, independentemente de posição financeira, cor, opção sexual ou por ter uma graduação mais elevada dentro do santo, pois todos são iguais e devem ser humildes de coração, amando e respeitando ao seu próximo, dês da Mãe ou pai de Santo ao último filho que está entrando na casa.
P - MÉDIUM - Vovô é muito comum ouvirmos por ai, que fulano gosta de viver em botequim e tem vícios de jogos, bebidas e drogas, devido ao malandro que está de frente, e outros dizem que fulana leva uma vida sentimental amorosa ás vezes adultera, trocando de homens e pegando o homem dos outros devido a pomba -gira, o que o senhor me diz disso?
R- VOVÔ- Óia meu querido fio, isso é uma pouca vergonha, pois é muito mais fácil para o ser humano colocar a culpa de seus erros e defeitos em alguém, do que ele admitir o que e ele erra por si próprio, um verdadeiro guia seja ele qual for até mesmo um Exú, jamais faria isso com seu cavalo ( aparelho= Médium), quando não é o fio que procura andar errado, pode ser que seja um obsessor, o que suncês chamam de Quiumba ou Egun sem Luz. Ora fia cada um é o que é, faz o que quer, e dá o que é seu, sua entidade pode ter sido o que for, até mesmo errado em vida, porém agora a missão dela é socorrer e encaminhar as almas dos fios aqui na terra para que não cometam o mesmo erro. Se não existisse o nome de Exú, Diabo, Pomba gira, que nome talvez eles iriam sacrificar o nome de nosso Senhor Jesus? Pois lembrem – se fios meus, a Justiça vêm do alto, a cada ação ou palavra corresponde a uma reação, e a justiça divina pertence ao grande pai Xangô, que se encarrega de defender o nome da Umbanda e das entidades os quais devem ser respeitados e não se brincar, como brincam em outras religiões por aí.
P- MÉDIUM - Vovô qual a mensagem que o senhor deixa para o povo de Umbanda?
R- VOVÔ - Que recebam de braços abertos esta Lei divina que suncês escolheram, que é a Umbanda, cresça e evolua junto a ela. Pois muitos são chamados e poucos são os escolhidos!
-VOVÔ- Bom a proza tá muito formosa meus fios, mais infelizmente nego veio já vai a oló ( desincorporar), que tá na hora, o pai pequeno já tocou o sino e disse que é hora de girar, espero que eu tenha ajudado a todos suncês, que Zambi os abençoe hum, hum, a mãe de santo se sacode e pai Mironga vai para Aruanda sagrada( terra dos Orixás).
OBS: Esse conteúdo faz parte do material de estudo doutrinário e aprimoramento dos médiuns da T.E.N.S.G, para sessão de desenvolvimento.