ESTUDO SOBRE O AMACI NA LEI DE UMBANDA
O Amaci é um ritual umbandista, onde anualmente os médiuns iniciantes e os mais antigos da corrente devem passar por ele. Este ritual tem a finalidade de preparar o médium para receber as energias vibrantes do terreiro, além de oferecer ao filho de fé a limpeza de seu campo áurico, bem como confirmar as entidades trabalhadoras da coroa daquele médium, ( Trata –se de um banho no chacra coronário, trazendo a vibração do Orixá do médium para mais perto desse filho).
- Também visa propiciar ao médium maior contato com seus Orixás de Coroa
No ritual, cada médium em fila deve estar trajado de branco e cada um com seu respectivo pano de cabeça, para que após a lavagem da mesma, seja esta protegida pelo pano.
Após o banho ser jogado na cabeça do filho de fé, e realizado o cruzamento com a pemba, este deverá colocar o pano de cabeça, em silêncio absoluto.
Importante salientar que tanto para os médiuns iniciantes como para os coroados, será indispensável que a energia do Amaci permaneça no campo áurico por pelo menos 24hs, sendo portanto recomendado que não se molhe a cabeça enquanto o mesmo estiver em sua coroa.
Obs: cada casa tem sua maneira de trabalhar e seu ritual específico.
Amaci tem como finalidade:
q Apresentar o filho ou a filha para o seu Orixá como um de seus instrumentos para o exercício de Seu Amor e de Sua Luz;
q Imantar e entregar a coroa do médium para o seu Orixá de Coroa;
q Iniciar o médium como um membro ativo da Umbanda, com responsabilidades e compromissos com os Orixás (compromissos e responsabilidades são amar o próximo, dedicar parte de sua vida para exercer sua religião com amor e respeito e disciplina,
doar suas energias e tempo para o bem de teu próximo, doar seu corpo, mente e alma para promover a caridade – o amor essencial.)
q Manter esse médium assistido e cuidado, já que sua coroa vibrará na intensidade e na força da Casa, sendo alimentado seu chacra coronário constantemente, garantindo mais segurança e harmonia para esse filho ou filha, possibilitando um maior cuidado e zelo do Pai-de-Santo com seus filhos do ponto de vista espiritual;
É uma firmeza e garantia para os filhos e filhas.
Entre as obrigações dos dias de resguardo, o filho de santo deverá realizar uma dieta controlada abolindo-se completamente as carnes, outras abstinências, tais como sexo, sereno e exposição ao sol, e lugares tumultuados de baixa energia .O dia do Amaci, que acontece em gira própria ou em uma gira convencional. Apenas os zeladores e suas entidades estão autorizados( caboclos(as) e pretos velhos (as).
T.E.N.S.Gig