TENDA ESPÍRITA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
ESTUDO CIGANO DOS MÉDIUNS 2012
O MÉDIUM PERGUNTA E A CIGANINHA RESPONDE!!!
Era uma noite de céu estrelado, onde a lua cheia brilhava, iluminando o terreiro de vovô Mironga das Almas, onde estava - se iniciando mais uma reunião de estudos voltada aos espíritos ciganos, liderados pela cigana Esperança. Após a Oração a Santa Sara o perfume do aroma dos incensos se misturavam em meio as belas músicas ciganas, chegava então a Cigana Esperança incorporada na coroa da Zeladora do terreiro, trazendo consigo os outros ciganos, povo alegre, bailando pelo terreiro, batendo na palma da mão, tocando suas castanholas, pandeiros e violinos, chegavam para fazer sua caridade através de suas magias. E assim que a ciganinha saudou os presentes, sentou em sua almofada, tirando de sua sacola um dicló (lenço) colorido de cetin, colocando no chão juntamente com moedas, cristais e pedras em um copo com água, um baralho e seu perfume, acendendo uma vela e um incenso para purificar os médiuns, que chegavam aos poucos os filhos de fé para aprender um pouco mais sobre essa falange de luz. E a Cigana Esperança a nossa querida Ciganinha responde um de cada vez com todo seu amor.
P – MÉDIUM : Boa noite minha Cigana, com sua licença!
R – CIGANINHA : Olá como vai buenas noite, o que cigana pode lhe ajudar?
P – MÉDIUM: Gostaria de saber por quê, em todos as sessões ciganas temos que primeiro fazer uma oração para Santa Sara?
R – CIGANINHA : È sempre um prazer falar sobre o meu povo. Cigana vai te esclarecer, Santa Sara é a santa mãe e padroeira universal dos ciganos, e digo de passagem que é a única santa cigana do mundo, por isso que reverenciamos esta grande mãe antes de qualquer ritual dentro da linha cigana, e no Brasil temos muita devoção e afinidade e devoção a Nossa Senhora de Aparecida, a qual consideramos nossa padroeira no Brasil, porém nós também temos outros santos de devoção que não foram ciganos, mais sua crença está enraizada em minha cultura, tais como São Jorge, Santa Edvirges, Santa Catarina, Desatadora de Nós entre outros, pois também somos cristãos e temos muita fé em nosso Crithesko( Jesus Cristo).
P – MÉDIUM : Cigana todas as pessoas possuem um cigano ou cigana? E somente uma pessoa cigana de sangue pode cuidar desses nossos guias?
R – CIGANINHA : Cigana acende um incenso e observa a fumaça para responder. Sim, é como na sua Umbanda, onde os médiuns que incorporam possuem um preto velho um caboclo, entre outros na linha do povo cigano do Oriente também cada pessoa possui um casal de ciganos na sua áurea, podendo incorporar ou não dependendo de cada tipo de mediunidade ou Tsara (casa) a qual estiver sendo cultuado, pois muitos desencarnam as vezes sem nunca descobrirem ou trabalharem com esta parte espiritual. Antigamente só incorporávamos em nossos irmãos ciganos, porém recebemos autorização e permissão do plano astral superior para incorporar também nos Gadjos (não ciganos), como uma forma de igualdade, pois somos todos obras da criação de um único Diela ( Deus). E quanto a cultuar o cigano, qualquer pessoa pode cuidar e cultuar o seu espírito cigano, desde que tenha o devido conhecimento, pois caso seja cultuado de forma incorreta pode lhe trazer diversos transtornos para sua vida, não precisa ser somente um cigano de sangue, pois a uma grande diferença em cultuar um espírito cigano e ser um cigano de sangue, o cigano espiritual é um guia o cigano encarnado é matéria, vão ocorrer semelhanças em trajes dialetos e cultura, porém há também muitas diferenças. É como se fosse o caboclo que foi um índio quando em vida, e agora é um guia espiritual, porém ainda traz seus costumes e tradições.
P – Médium : Cigana com relação as cores poderia me explicar?
R – Cigana: Sim adoro falar sobre as cores, pois meu povo trabalha com suas energias exceto a cor preta, utilizamos as cores em fitas, velas e também em nossas roupas, pois cada cigano possui pelo ao menos 3 cores de força, citarei as utilizadas em nossas magias e seu melhor dia de uso:
- Amarela – prosperidade, intelecto e criatividade ( quarta-feira), quando dourado atrai dinheiro e sorte.(quarta –feira)
- Vermelha – paixão e trabalho, beleza física e atração. ( quarta –feira)
- azul – Tranqüilidade, acalma, purifica e ajuda a resolver negócios, ajuda no sono, e a ter paciência.(quinta –feira)
- Verde – cura e saúde em geral, fertilidade, energia do dinheiro, protege os idosos, traz perseverança e responsabilidade (sexta- feira)
- Lilás – Intuição, é a cor da transmutação da chama violeta de Saint German, que tem a força de aniquilar forças negativas.(quarta –feira)
- rosa – cor do amor( em todos os sentidos, seja de mãe, filho, conjugal e até mesmo amor próprio), qualquer dia.
- Branco – É a paz universal, a pureza espiritual.( quarta –feira)
- Coral –Representa o sol, prosperidade, boa para o alcance de metas e objetivos ( terça –feira)
E na nossa bandeira:
Azul- liberdade, todo cigano é livre.
Verde- natureza, o chão que o cigano caminha.
Vermelho- a paixão pela vida. O vermelho na roda de carroça:
O amor, a paixão, que os ciganos percorreram e espalharam por todo o mundo
Obs: Em nossa casa cigano nenhum trabalha com a cor preta.
P – Médium : Cigana ouço muito dizer que cigano não tem pátria, gostaria de saber se com os espíritos ciganos isto também é assim?
R – Cigana: Não minha pequena! Onde aquele espírito cigano desencarnou fica sendo a sua pátria, exemplo, a cigana (x) nasceu na Holanda mais desencarnou na Romênia, a sua pátria fica sendo a Romênia, por isso há muita confusão de ciganos espirituais com traços espanhóis, porém com características Indianas etc...
P – Médium : Por quê nessa falange os guias apresentam características variadas, muita das vezes até com o mesmo nome ?
R – Cigana: Depende, meu povo possui vários clãs ou grupos como queira:
Cada cigano vai apresentar características, costumes e tradições e forma de trabalhar de acordo com sua falange e variando de acordo com seu médium, igual na sua Umbanda, que existe 2 médiuns que trabalham com o preto velho com o mesmo nome porém com características diferentes.
P – Médium : Ah então entendi o por que eu trabalho com a cigana Sulamita que se apresenta como espanhola, porém eu vi outra médium trabalhar com ela como se fosse uma cigana do deserto?
R – Cigana: É isso mesmo. Cada cigano apresenta sua história e suas formas de trabalho de acordo com cada áurea de cada médium e necessidade e local de trabalho. Onde aos poucos ele vai contar suas história quando e encarnado e solicitar seus apetrechos de trabalho.
P - Médium : E quem são esses clãs que a senhora disse?
R – Cigana: Cigana vai lhe dizer são as seguintes:
Kalon - Os componentes deste grupo fixaram residêcnia especialmente na Espanha e Portugal, onde sofreram severas perseguições, pois sendo estes países profundamente católicos e conservadores, não podiam admitir os costumes ciganos, tanto que foram proibidos de falar seu idioma, usar suas vestes típicas e realizar festas e cerimônias segundo suas tradições. O que os ciganos sofreram na Península Ibérica, lembra de certa maneira o que s negros sofreram em terras do Brasil.
Os ataques da realeza ao grupo Kalon foram tão rigorosos, que ele foi obrigado a criar dialeto, mesclado de seu próprio idioma com o português e o espanhol, em particular em Portugal, onde as proibições não foram verbais, mas determinadas por decreto do rei D.João V. Apesar de todos os sofrimentos o Clã Kalon sobrevive até os dias atuais, sendo um dos grupos que mais fielmente segue as tradições ciganas. Tem-se que os Kalons originaram-se do antigo Egito.
Moldávio - De pele mais clara e olhos azuis, este grupo originou-se em terras da Rússia, tendo de enfrentar os rigores do inverno russo em suas precárias carroças. Sob as pesadas roupas e capotes escuros mal reconhecemos sua origem cigana. A denominação moldávio vem da palavra Moldávia, república da Europa Central, que chegou a fazer parte do Império Russo e da antiga URSS.
Horananô - Surgiram em terras turcas e se destacaram em especial como grandes criadores de cavalos. chegaram ao Brasil, somente no final do século XVIII.
Karderash e Matchuaya - são originários da Romênia e da antiga Iuguslávia, o berço dos Matchuaya. Ambos os grupos chegaram ao Braisl no final do século XVIII. Os primeiro s ciganos a chegarem no Brasil eram do grupo Kalon e vieram de Portugal em meados do século XVII. Portugal, necessitando de mestres de forja no Brasil, enviou-os para cá para que fabricassem ferraduras, armamentos e ferramentas. Faziam também artesanalmente utensílios domésticos( tachos de cobre), alambiques para o fabricação da cachaça, famosos até hoje por serem extremamente bem feitos e resistentes.
P – Médium : Salve minha amiga cigana, gostaria que a senhora me orienta –se com relação as oferendas ciganas, pois gostaria de agradar o meu cigano;
R – Cigana: Olá belo moço cigana irá lhee orientar passo a passo:
Primeiro de tudo deve – se escolher o melhor dia e a hora, pois deve -se atentar quanto as fases da lua, de acordo com o cigano (a), e com o que deseja –se pedir, como por exemplo na lua minguante só se faz pedido para aniquilar doenças, e minguar forças e energias negativas, se for para o amor a lua é cheia, prosperidade terceiro dia da lua crescente, e assim vai. A hora e o dia normalmente o cigano (a) e a cigana solicita ou restringe caso haja alguma restrição de dia ou horário. E com relação ao local, onde em nossa casa, são normalmente: Campos, estradas, cachoeira, matas, algumas magias são feitas em praças de movimento, porta de bancos e igrejas. Obs: Em relação a praia, somente deve ser realizada se o cigano(a), possuir realmente esse fundamento, pois a praia para os ciganos é mais para trabalhos de limpeza. E em toda oferenda deve conter taça com a bebida de preferência, frutas, pratos típicos da culinária cigana, pães franceses, pães doces, broas de trigo, doces finos, moedas, louro, trigo e flores do campo ou rosas e cravos, bastante incenso, velas coloridas ou 3 velas na cor de força do cigano(a), as fitas coloridas são indispensáveis, entregue em cestos ou balaios, pratos de papelão prateado, tachos de cobre.Etc..
P – Médium : E sobre as frutas, quais as mais indicadas e quais eu não posso utilizar
R – Cigana: Sim as frutas são importantes, pois cada uma tem seu significado, exceto abacaxi e tangerina, pois não utilizamos os mesmos em nossas magias;
Maçã: Ela aparece em todos os rituais ciganos e é usada como base de perfumes, banhos, óleos e poções. Nas festas de casamento, as mesas com toalhas vermelhas e enfeites dourados também devem ser forradas com essa fruta, pois ela simboliza o amor e a paixão. Os casamentos sem maçãs significam que o amor não durará para sempre.
Pêras: são as frutas preferidas dos ciganos, junto com as maçãs. Entre os persas, acreditava-se que o seu sabor perdurava até depois da morte. Por isso a pêra também está ligada à imortalidade e à boa saúde, além, é claro, da prosperidade, pelo tom amarelo da fruta.
Melancia: muito presente na decoração das festas, significa prosperidade (pela abundância de sementes) e fertilidade (pela cor vermelha do seu interior).
Morango: mais uma fruta vermelha empregada em poções de amor. A cor vermelha e o sabor da fruta dão a energia necessária para conquistar o ser amado. É utilizada também para curar desilusões amorosas, em chás e poções.
Abacates: os ciganos não têm dúvida em adaptar frutas de outros países, desde que sejam doces. É o caso do abacate, originário do México.
Uvas: se um cigano lhe der um cacho de uvas rosadas bem doces, saiba que ele quer se aproximar de você e ser seu amigo – ou talvez algo mais do que isso. Para eles, uvas e amizade andam sempre junto. Como em outras culturas, elas também são sinónimo de prosperidade. Os ciganos afirmam, convictos, que o costume de comer doze uvas no reveillon uma para cada mês, é uma tradição originada entre eles, assim como o hábito de ter frutas secas na mesa de Natal.
Figo: outro estimulante sexual (aberto, assemelha-se ao órgão genital feminino). Usado também como remédio para combater a depressão, a ansiedade e a falta de memória.
Romã: uma fruta muito antiga. É empregada em chás e essências, como atrativo de dinheiro e felicidade. Em banhos ou talismãs, é garantia de fertilidade, também união e magia de amor.
Damasco: é a fruta afrodisíaca por excelência, vinda dos países mediterrâneos. A sua cor, o laranja, traz vitalidade, fortalecendo a energia sexual. Os ciganos transformam os damascos em óleos aromatizantes, para envolver o casal apaixonado com o seu perfume. ( representa todos os espíritos ciganos).
Banana – Ligada a perpetuidade.
Amoras e framboesas: pela cor, significam paixões arrebatadoras. As folhas de framboesa são usadas sobre o corpo da mulher, para proporcionar um bom parto. Essas frutinhas também são utilizadas como ingredientes em poções afrodisíacas.
Cereja: é uma das frutas fundamentais na decoração das mesas de noivado e casamento, pois significa o amor. Em poções e banhos, tem a função de atrair um parceiro. Os ciganos afirmam que as cerejas são diuréticas e calmantes.
Mamão – Ligado a magias para união e felicidade.
Melão: pode significar prosperidade e em todos os sentidos ou um casamento rico pela frente. A fruta veio da Ásia e faz parte da cultura cigana há muito tempo, muitas vezes substituindo a pêra. É usada na magia cigana para garantir a união da família e a prosperidade.
Amêndoas e castanhas: no ano-novo, as amêndoas são colocadas na carteira para atrair dinheiro. As castanhas são comidas para garantir o vigor sexual.
Também são utilizadas, ameixas, maracujás e carambolas.
P – Médium : Obrigado Cigana, por todas as orientações
R – Cigana: Não precisas agradecer gajo, pois és siempre um prazer ouvistes. Peço Diela e a Santa Sara que vos abençoe, Shalon, Namaster!
Pote cigano
Para fazer a energização de um espírito cigano, é necessário que se tenha conhecimento dos fundamentos do cigano ou cigana que vai ser energizado, pois se a energização não for feita de modo correto, certamente produzirá efeitos bem diferentes dos desejados.
Em primeiro lugar, é importante que você saiba que, quando falamos do "pote de energização", isso não significa que o cigano ou cigana está energizado em um pote de vidro, barro ou louça apenas, pois pote é o nome genérico do objeto ou recipiente que será utilizado para a energização.
Podemos energizar um espírito cigano em vários tipos de potes, dependendo do fundamento desse cigano, isto é, do pote de sua preferência. As imagens ou potes de ciganos são energizados nos mais diferentes tipos de potes, mas nunca será feita uma energização de espírito cigano em um baú. Em baú se faz magia, não energização.
Resumindo, um espírito cigano pode ser energizado em um pote de vidro com pé, em um pote de vidro sem pé, em um barco dourado, em um barco prateado, em um jarro de porcelana, ou em diversificados objetos. Em nossa casa algumas pessoas já possuem seus potes de acordo com o grau e a necessidade.
ERVAS CIGANAS
As ervas para os ciganos são muito importantes assim como para os caboclos e pretos velhos, onde se encontra presente em rituais de banhos energéticos, na culinária nos benzi mentos e rezas, onde utilizam as mais diversificadas ervas tais como: erva doce, cravo, canela, alecrim, manjericão, arruda, alpiste, balsamo, sálvia, hortelã.
IMANTAÇÃO DOS BONECOS E IMAGENS, BARALHOS, PUNHAIS ETC...
Em nossa casa é realizada sempre em lua cheia ou crescente, onde as imagens e os bonecos são batizados com essência e perfume, sendo colocado em seus pés oferendas com incenso de ópium, moedas velas e flores, as moedas devem ser lavadas em água corrente e sal grosso, o punhal, é energizado através do 4 elementos passando pelo fogo (fogueira, ou chama da vela), água, terra( onde é cravado em alguns casos em um vaso de planta ou pé de uma árvore) e o ar ( fumaça do incenso), e apenas o Cigano Wladimir é quem faz esse preparo, assim como a imantação dos baralhos, pandeiros e outros apetrechos utilizados pelos espíritos ciganos.
OBS: Em nossa casa deve –se buscar a orientação com o cigano Wladimir, para tal trabalho de magia.
Energização das pedras e cristais
Deverão ser energizados todos os cristais e pedras antes de serem utilizados, onde os mesmos são lavados com água e sal grosso e expostos ao sereno da lua e aos primeiros raios de sol até as 10 horas da manhã, em alguns casos também são expostos nas chuvas e tempestades, e enterrados durante 24hrs em vasos de planta, canteiros, jardins etc..
Cada pedra possui sua força de ação energética para os mais variados fins, onde junto aplicadas nos cháckras atuam na saúde e controles de emoções e sentimentos, e junto aos alteres ciganos, onde devem estar sempre dentro de um recipiente com água, ajudam a energizar e manter a energia do altar cigano, onde cada cigano possui sua(as) pedras e cristais de preferência. Pedras mais utilizadas pelos ciganos:
Cristal transparente – Cura em geral, sorte e energia positiva
Ametista – Espiritualidade, meditação, intuição. ( ligada ao terceiro olho)
História: Os gregos acreditavam que a Ametista tinha o poder de transformar os maus pensamentos em pensamentos otimistas, além de proteger seu portador de falsas amizades, os ciganos realizam meditações com a mesma no terceiro olho para recarregar as energias. ( Comumente realizado em nossa casa)
Agáta – Ajuda a superar mágoas e amarguras, alivia o coração, equilibrando a mente.
Agáta do fogo – Justiça, proteção e vitalidade.
Propriedades: Seu tom avermelhado proporciona vitalidade e força, tanto física, quanto psíquica. É conhecida como a pedra da disposição.( ligada ao shácra Laríngeo)
Água Marinha – Ajuda na descoberta de novos caminhos, ótima para voz aplicada no Laríngeo.
Âmbar – É a composição da seiva de um dos primeiros fósseis de pinheiro que existiu a milhões de anos atrás, possui o poder de afastar doenças, indicada para pessoas com tendência a suicídio e auto –depressivas.
Citrino – Ligado ao poder, utilizado para atrair riquezas.( Umbilical)
Cornalina – Para pessoas distraídas e desconcentradas, fixa mente. Muito utilizadas em magias ciganas para combater a impotência sexual ( Aplicadas em determinados Shakras, de acordo com a necessidade).
Esmeralda – Equilíbrio mental e espiritual, trabalha o chakra cardíaco, meditação e cura em geral.
Quartzo Verde – Alto poder de cura, evita o estresse, é a pedra da saúde.
Quartzo rosa – Pedra do amor, estimula o perdão, alivia mágoas e mexe com a emoção e o sentimento. ( shakra Coronário).
Quartzo azul – Ajuda na força e no desenvolvimento espiritual, e purifica.
Fluorita – Ligada aos dentes, sintoniza a mente com o espírito e o contato com seres superiores, aumenta a concentração e a inteligência, auxilia nas atividades físicas.
Granada – Ligada a clarividência e ao sucesso, ligada também ao coração e a sexualidade. Muito ligada ao Chakra cardíaco.
Lápis azul – Boa para meditação, purifica e ajuda a encontrar a força interior.
Rodocrusita – Previne contra o esgotamento mental.
Sodalita – Intuição e esgotamento mental.
Jaspe sanguíneo – Ajuda com problemas de bexiga, vesícula e epilepsia, auxiliando nos primeiros meses de gravidez.
Olho de tigre – Concede a coragem, absorve energias negativas.
Ônix – Auto controle e combate energias negativas.
Pirita – Pedra dos negócios, atrai dinheiro, ligada ao sistema respiratório.
Pedra da lua – Acalma a mente, traz poder de sedução e atração, sendo relacionada com as emoções humanas.
Pedra do sol - Anti – depressiva, ajuda a levantar o ânimo, estimula a ação e a autoconfiança.
Hematita – Proteção, ajuda em problemas relacionados aos órgãos. Para proteção muito utilizada no Umbilical.
ESSÊNCIAS E INCENSOS
A arômoterapia está presente nos rituais ciganos através dos incenso e essências, utilizados nas magias, oferendas e banhos de encantamento: Sândalo, Ópium, rosas Jasmim, verbena, pacholi, canela etc....
ALTAR CIGANO
- Deve conter: Santa Sara, N. Senhora de Aparecida, bonecos ou imagens ciganas ( incenso, copo ou taça de vidro c/ água e as pedras e cristais, moedas, velas, flores, punhal, taça com bebida, frutas, e os apetrechos dos ciganos: leque, baralho, dado, lenço etc..
OBS: Deve ser limpo preferencialmente na lua nova, podendo ficar nos mais variados locais de sua residência, exceto nos quartos e banheiros.
ALGUNS BANHOS DE ENCANTAMENTO, OFERENDAS E RITUAIS
Citaremos apenas alguns banhos e rituais, pois são inúmeros para melhor entendimento do trabalho cigano em nossa casa.
BANHO DE LIMPEZA
03 galhos secos de arruda, 03 galhos secos de aroeira 03 punhados de sal grosso.
Ferva água, apague o fogo, jogue os galhos e abafe, depois de frio coe e acrescente o sal grosso banhe –se do pescoço para baixo, em qualquer dia da semana independente de lua.
BANHO DE PROSPERIDADE
07 pedaços de canela em pau, 01 punhado de erva doce 07 folhas de louro, 01 punhado de nós moscada ralada.
Ferva água, apague o fogo, jogue os ingredientes e abafe, depois de frio coe e acrescente 07 gotas de essência de madeira do oriente, banhe –se do pescoço para baixo, durante 03 dias de terça, quarta e quinta, de lua crescente ascenda uma vela amarela com um copo de água e faça uma oração a Santa Sara e aos ciganos da Prosperidade..
MAGIA PARA O AMOR
Pegue 05 maçãs e arrume -as dentro de um prato branco de louça, contendo no fundo seus pedidos de amor, faça uma calda no fogo com açúcar cristal e canela em pó, jogando por cima das maçãs, leve para um jardim ou gramado, acendendo 05 velas vermelhas em volta c/ incenso de rosas, invocando a Cigana Pogiana e as Ciganas do amor. Dia de sábado de lua cheia.
MAGIA PARA SAÚDE
Pegue 10 uvas verdes, uma maçã verde e pêra, após picadas, misture com folhas de hortelã picada e açúcar cristal, colocando as mesmas em um prato de papelão prateado e por cima do nome da pessoa doente escrito em forma de caracol, procure um local de terra limpa, desenhe uma estrela de 06 pontas maior que o prato, centralize o prato no meio, e acenda em cada ponta da estrela uma vela verde, Invoque os ciganos da saúde, pedindo que na força da lua nova, seja renovada a saúde da pessoa e afastada a doença. Qualquer dia em lua nova.
PARA SUCESSO NOS NEGÓCIOS OU COMÉRCIO
Arrume no terceiro dia de lua crescente um prato de papelão dourado 07 folhas de alface, 07 moedas douradas com o valor para cima em volta, e 07 trevos de 4 folhas também em volta, regue com mel e acenda uma vela amarela com incenso de canela, e chame os ciganos Comerciantes da sorte e da prosperidade, levando tudo para o meio do mato.
MAGIA PARA PROSPERIDADE
Pegue 01 prato de papelão prateado 06 fatias de pão Francês, 06 folhas de louro, e seis moedas correntes, lavadas em água corrente e passadas em seu corpo, arrume os pães e em volta as moedas com o valor para cima, e as folhas de louro, leve para os pés de uma árvore frondosa na beira de uma estrada numa Quinta - feira de lua crescente, acendendo 06 velas amarelas, c/ incenso de ópium, e peça ao Cigano Wladimir que traga fartura e prosperidade para sua vida, abrindo as estradas de seus caminhos.
MAGIA PARA UNIÃO
Pegue um Mamão em um dia de sábado de lua cheia, parta na vertical em duas bandas e não retire as sementes, em uma banda coloque o seu nome regado com mel açúcar mascavo, hortelã e erva amor agarradinho misturadas e picadas e na outra banda a faça a mesma coisa com o da pessoa amada, junte as duas banda e amarre com 7 fitas coloridas não repetidas, dando 7 nós leve tudo para um jardim, acenda uma vela, rosa e uma azul, unidas, oferecendo aos ciganos Pablo e Sarita, pedindo a União em seu casamento ou relacionamento.
MAGIA PARA COMBATER E SE PRTEGER CONTRA AS FORÇAS NEGATIVAS.
Colocar apontado em direção a rua um copo de água com um pedra de carvão e punhado de sal grosso, e um punhal pequeno com pedra vermelha em cima deste copo, salpicando próximo um pouco de pimenta do reino, acenda uma vela vermelha com e peça a proteção e a guarda de sua casa ao cigano RUAN.
MENTALIZAÇÃO PARA OS ESTUDOS
Pegue um copo com água, acenda uma vela amarela e um incenso de alecrim, mentalize uma luz amarela sobre você e peça ao ciganos, concentração e intelecto nos estudos.(Qualquer dia)
RITUAL PARA AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL
Coloque uma ametista, uma quartzo azul e um cristal transparente dentro de um copo com água no sereno de um dia para outro, pela manhã em jejum após suas orações sem antes de falar com alguém beba esta água
Este ritual poderá ser feito nas luas novas, Cheia e Crescente.
RITUAL PARA PEDIR POR UMA PESSOA ADOENTADA
Desenhe uma estrela de 6 pontas em um papel e escreva a lápis o nome da pessoa no meio da estrela e coloque por cima um pedra de quartzo verde e deixe no seu altar ou local seguro e limpo mentalizando 30 vezes na semana uma luz verde intensa por cima daquela pessoa ou no local da dor. Ou coloque o nome com a pedra em um copo com água, com uma vela verde e um incenso de maçã verde invocando os ciganos da cura e da saúde.
PARA AFASTAR E QUEBRAR A FORÇA DE UMA PESSOA QUE FALA MAL DE VOCÊ
Pegue um peixe inteiro, abra a boca do mesmo e coloque o nome da pessoa que está fazendo fofocas de você, colocando dento pitadas de pimenta do reino e pó de incenso ou fogueira também dentro, costure com linha lilás e preta a boca deste peixe, leve para o meio do mato a noite em lua minguante, acenda uma vela lilás ao lado e ofereça as ciganas feiticeiras, pedindo que a lua minguante míngüe a força deste fofoqueiro falar mal de você, e costure a boca para que ele não tenha nem forças de pronunciar o seu nome.
CARACTERISTICAS DOS ESPIRITOS CIGANOS
Em nossa casa são cultuados separadamente das outras entidades, devido a cultura e a energia serem diferenciadas das outras entidades. Cada cigano possui suas cores de preferência, que normalmente são três, não sendo admitida a cor preta para esta linha de trabalho em nossa casa, cada qual com seus rituais roupas e apetrechos específicos, que irão variar de acordo com sua origem, tradições e suas magias de preferência, uns gostam de trabalhar mais para saúde, outros para o amor, união, prosperidade, cortar feitiços etc.. sempre para o bem, preservam a família e o respeito a todos principalmente as Chinorés (crianças) acima de tudo, e aos idosos. Usam chapéu, lenços, faixas, pandeiros, xales, moedas, tachos de cobre, baralho, dados, runas, incenso, velas, essências, uns fumam outros não, uns apreciam, vinho, vodka, licores, chás, ponches, sucos de fruta, coquetéis de frutas e Champanhe, uns adoram conversar outros são mais sérios e sisudos. Suas oferendas são em estradas, árvores, jardins, praças de movimento, florestas, rios e cachoeiras, evitando –se o mar, somente determinados ciganos possuem tal fundamentos, pois no mar somente são realizados trabalhos de limpeza, e para os mesmos o mar e a areia da praia são elementos sérios de profundo mistério e magia.
T.E.N.S.G