UMBANDA ESOTÉRICA E PRÁTICAS ALTERNATIVAS
O POR QUÊ DO USO DE PRÁTICAS ALTERNATIVAS NA UMBANDA?
A Umbanda como tudo no universo está evoluindo, o uso dessas práticas visam o melhoramento e a cura tanto física, mental e espiritual do ser humano, se a Umbanda é uma religião que cuida do espírito, e agrega uma diversidade de entidades que trabalham também com esses recursos, por quê não conhecermos e aprendermos a utilizá-las.
PEDRAS E CRISTAIS
Costuma-se dizer que é a pedra que escolhe a pessoa e não o contrário. Mas para que isso aconteça, precisamos primeiro ter nossos objetivos claros na hora de adquirir uma. Ou seja, se a proposta é ter uma pedra para ajudar na sua evolução e aprendizado de vida, o objetivo é achar o que chamamos de "cristal pessoal". Ou, ainda, se uma ou mais pedras chamou sua atenção e "mexeu" internamente com você, a ideia é buscar o significado de cada uma e usá-las de forma terapeutica, para tratar determinadas questões.
Assim, definido o objetivo, é possível encontrar determinada pedra "por acaso", ganhá-la, ou mesmo ir a uma loja e perceber qual se voluntariou para ir com você. Confira abaixo algumas sugestões para que você perceba esse "chamado":
- Coloque a pedra na mão e concentre-se para descobrir a sensação que lhe causa.
- Passe a mão levemente pelas pedras, muito lentamente, e sinta qual delas "puxa", formiga ou esquenta a sua mão.
- Olhe e perceba qual pedra tem um brilho especial, de acordo com a sua concepção. Vale lembrar que todas as pedras possuem algo de especial. Basta escolher a mais significativa para você.
- Conte com a sincronicidade, ou seja, repare se algo chama sua atenção ou acontece ao redor no momento em que toca a pedra.
Em nossa casa é muito utilizada, nos trabalhos de energização e relaxamento com o povo cigano, os Orixás e cada signo possui sua pedra e seu cristal correspondente, cada pedra também tem a sua função e finalidade de acordo com o shakra que é utilizada. Devendo ser energizada s adequadamente, primeiramente devem ser bem lavadas com água e sal grosso, na energia da lua, do sol deixando exposto ao luar em lua cheia crescente ou nova, e aos primeiros raios do sol, muitas pessoas também enterram durante um dia para que as mesmas recebam a energia da terra, devemos também energiza- lãs com a energia do fogo e do ar defumando as mesmas com um incenso, e ai sim poderão ser utilizadas.
COMO ENERGIZAR SUA PEDRA OU CRISTAL:
- Faça uma limpeza física com bastante água (de preferência de fonte, mina, poço, lago, rio, chuva ou mar), escova de cerdas macias (de preferência naturais) para retirar os materiais presos e um pano de algodão. .A limpeza energética pode ser feita de várias maneiras: colocando as pedras em cima de uma druza, deixando-as na chuva, lavando-as em água corrente ou mesmo água com sal grosso. A limpeza escolhida deve ser a que mais se afina com sua pedra e você. .A energização das pedras e cristais pode ser feita pela luz do sol ou da lua, pelo fogo, pela terra, pela chuva ou tempestade, pela cachoeira ou pelo mar. Escolha a forma que tem mais a ver com sua pedra e você
- Algumas pedras:
- OXALÁ
PEDRAS DO ORIXÁ :Quartzo Branco
- OXUM –
PEDRAS DO ORIXÁ : Citrino
- OXÓSSI
PEDRAS DO ORIXÁ:Quartzo Verde, Jade
- XANGÔ
PEDRAS DO ORIXÁ:Jaspe Marrom
- OGUM
PEDRAS DO ORIXÁ:Hematita
- OBALUAYÊ
PEDRAS DO ORIXÁ:Quartzo Fumê
- YEMANJÁ
PEDRAS DO ORIXÁ:Ágata Marinha
- OXUMARÉ
PEDRAS DO ORIXÁ: Florita, Opala
- INHASÃ
PEDRAS DO ORIXÁ:Ágata de Fogo
- NANÂ BUROQUÊ
PEDRAS DO ORIXÁ: Ametista
- OMULÚ
PEDRAS DO ORIXÁ: Ônix
CIGANOS: Cada um possui a sua pedra ou cristal específico.
PRÁTICAS ALTERNATIVAS QUE AJUDAM O MÉDIUM
I - AROMOTERAPIA
OXALÁ: BEJOIM, ALECRIM E CAMOMILA.
- CABOCLOS: ESSÊNCIA DE ALECRIM E EUCALIPITO
- PRETO VELHO: ESSÊNCIA DE ARRUDA
- IBEJADA: ESSÊNCIA DE ROSAS BRANCA E
- MANJERICÃO
- OGUN: ABRE CAMINHO
- OXOSSE: ALECRIM E EUCALIPITO
- XANGÔ; SÂNDALO
- IEMANJÁ: ROSA BRANCA E JASMIM
- OXUM: LÍRIO E ROSA AMARELA
- NANÃ: ROSA BRANCA E VIOLETA
- INHASÃ: ALMISCAR E VERBENA
- CIGANOS: CADA UM POSSUI A SUA ESSÊNCIA OU PERFUME.
- EXÚS E POMBA – GIRAS: CADA UM POSSUI SEU PERFUME OU ESSÊNCIA DE PREFERÊNCIA.
II - Os CHAKRAS E A UMBANDA
- Chakras são centros energéticos que trabalham em sintonia entre si e com todo nosso corpo físico e psíquico, estando inter-relacionados com os sistemas parassimpático, simpático e sistema nervoso autônomo
Sua função é vitalizar, equilibrar e interagir com o corpo físico e psíquico, trazendo o desenvolvimento da nossa consciência.
Chakra é um termo sânscrito que quer dizer roda, círculo em movimento.
- São vórtices por onde flui nossa energia vital.
A Umbanda tem a prática gratuita da caridade através de várias manifestações mediúnicas mas a mais comum nos terreiros é a incorporação.
Algumas pessoas pensam que a incorporação (mediunidade de psicofonia) é o ato de o espírito sair do nosso corpo e dar passagem ao espírito da entidade.
Veremos a seguir, que essa idéia será desmistificada, com uma explicação simples e objetiva. Afinal, a incorporação, é uma condição que engloba a parte mental, física e de efeitos físicos. Sendo assim, entidades e guias que trabalham para e na Umbanda, manifestam-se via fenômeno mediúnico.
- Na incorporação, dois espíritos não podem “ocupar” o mesmo corpo. Como vivemos num mundo material e condensado (aquilo que podemos tocar), esse fato, não é diferente nos fenômenos mediúnicos.
Então veremos como funciona esse processo:
São sete, os chakras principais. Esses pontos receptores de energia do corpo humano estarão diretamente ligados as entidades (espíritos).
Para uma melhor explicação vamos entender como funciona o corpo físico.
O que é o cérebro? Por que precisamos de um sistema nervoso?
Seu cérebro é o órgão mais importante de seu corpo. Ele controla tudo o que você faz, seus movimentos, seus pensamentos e sua memória.
Embora pareça muito simples, o cérebro é imensamente complicado. Fica posicionado no alto da cabeça, acima dos olhos e dos ouvidos, estendendo para trás e para a parte inferior da cabeça.
Quase tão importante quanto o cérebro é o restante do sistema nervoso. A medula espinhal estende-se do cérebro para baixo, ao longo da coluna, O cérebro e a medula espinhal formam o sistema nervoso central. Ao longo do comprimento da medula espinhal saem nervos semelhantes a fios que se dividem e se ligam com quase todas as partes do corpo. Os nervos transportam mensagens dos órgãos dos sentidos para o cérebro, e também instruções do cérebro para outras partes do corpo.
E como entra a entidade nesse processo? Então vamos lá...
Sabemos que temos três corpos:
- Corpo astral ou Perispírito
- Duplo etérico(ou cascão ) – corpo semi-material e semi-espiritual
- Corpo físico
A entidade se aproxima do médium. Coloca suas mãos no Chakra principal. O Coronário ou podendo ser chamado da corôa do médium.
Com isso a entidade emana suas energias e manipula no cérebro as informações que serão passadas para o corpo físico do médium. Essas informações serão manipuladas diretamente ao sistema nervoso central. Ali nessa região, a entidade passará todos os efeitos físicos que provém dela, para o médium, efetuando a comunicação direta, inclusive sua forma de falar, de andar, seus trejeitos, desejos e sentimentos.
Como a entidade fala ? Porque meu corpo se curva quando estou incorporada com um preto (a) velho? Porque sinto tanta força com Ogum
? Porque as mães dançam ? Porque um caboclo é tão forte e bate nos peitos?
Como um Exú nos dá tanto sentimento de força e imponência?
Porque as moças (Pombagiras) deixam nossos quadris tão cansados?
Iremos agora falar dessas manilpulações energéticas das entidades e seus respectivos Chakras:
OS CHAKRAS ( localizações e cor expecifíca)
Coronal (Coroa)- No topo da cabeça-Dourada, Branca e lilás.
Frontal (terceiro olho) - No meio da testa Lilás e Azul
Laríngeo-No meio do pescoço, cor Azul Claro
Cardíaco -Na região do coração( entre os mamilos) Verde e rosa.
Gástrico- Na região do estômago - verde
Esplênico - Na região do umbigo – Laranja preto
Básico ou Sacro -Na região do pubis - Vermelha
Cada entidade tem sua própria caracterização para ser conhecida como tal.
- Um caboclo com suas mãos cruzadas .
- Um preto velho (a) curvado.
- Um Ogum com seu brado forte!
Essa caracterização acontece para o nosso próprio reconhecimento de quem está se apresentando.
- Coronário: Através desse chakra que a entidade manipula nosso sistema nervoso central e dá a forma de como ela é, e quer se apresentar (Curvada, em pé, torta, sentada). Também é por esse chakra que temos nossas intuições , o recebimento das comunicação espirituais ( clariaudiência), aonde podemos escutar sons, palavras, ruídos e vozes.
- Para melhor concentração na incorporação pode-se mentalizar a cor branca, dourada ou lilás.
- Frontal: Esse chakra tem a vidência, recebimento de informações por telepatia ou visão direta.
Cor azul índigo.
- Laríngeo: É o Chakra que a entidade manipula diretamente para usar a voz do médium. Podendo sentir toda a sensação da entidade. Até mesmo a forma que ela fala. Incluindo outros idiomas que o próprio médium desconhece.
Para melhor comunicação da entidade mentaliza-se a luz azul claro, na direção da garganta.
- Cardíaco: Aonde a entidade transmite a sensação e o sentimento de força, alegria, tristeza, raiva, impaciência e amor. Algumas das vêzes dando aceleração cardíaca.
Cor verde.
- Gástrico: Esse chakra tem muita importância. É de onde são retiradas a energia para doação. Esse Chakra também recebe as sensações de ardência, enjôos, dores. Muitas das vêzes quando se é médium transporte.
Cor para o restabelecimento energético = amarela.
- Esplênio ou umbilical: É o Chakra que tem a maior importância da doação de Ectoplasma.
Um dos elementos bioenergéticos mais utilizados por Caboclos, Pretos-Velhos, Exus e Crianças, seja em atividades curativas, harmonizatórias, e, também, em neutralização de demandas, é o nominado Ectoplasma. O Ectoplasma, que tem despertado um grande interesse por parte das religiões mediúnicas e de cientistas de todo o mundo, é uma substância material, visível ou não, consoante sua quantidade e densidade, absorvida/produzida pelo corpo humano a partir da fusão e posterior metabolismo de quatro fluidos, quais sejam fluidos astrais (química astral); fluidos da natureza (raios solares, raios lunares, gases etc.); e fluidos orgânicos e inorgânicos de nosso planeta (minerais, vegetais e animais).
Nos trabalhos direcionados ao desmanche de baixa magia, as entidades potencializam a substância ectoplasmática, deslocando-se a lugares onde está a origem material da feitiçaria (objetos vibratóriamente magnetizados), passando a manipular tais materiais, desmagnetizando-os e neutralizando as demandas. Devido aos espíritos utilizarem o ectoplasma humano em algumas tarefas onde há a necessidade deste fluido vital, muitos médiuns, ao término de uma sessão ou gira, sentem-se fatigados, cansados, exauridos de energia, e com apetite aguçado. Esta situação ocorre em grande parte, e em vários graus, conforme a quantidade sorvida, em razão da retirada de parte do ectoplasma do médium por parte dos espíritos trabalhadores. É um acontecimento natural, facilmente dirimido pela ingestão de líquidos como água pura, sucos, refrigerantes, comestíveis, e, se possível, um ligeiro repouso. Após um curto espaço de tempo o ectoplasma volta a seu nível normal.
Cor para restabelecimento energético = laranja.
- Básico ou Sacro: É a região que mais é usado para os Exus e Pombagiras. É o chacra de regula a disfunção sexual. Trabalha com a sensualidade e organização energética.
Essa influência se manifesta com sensações de vigor, auto – confiaça, determinação e coragem.
Por isso das Moças usarem muito a parte inferior do corpo. O quadril. E os homens de uma primeira chegada (da entidade) sentirem uma força brutal e na parte da pernas.
Cor vermelha.
Chakras das Mãos: Localizado na região central das palmas das mãos.
Caracterizados por estarem numa região terminal do corpo, denotam ponto de entrada ou escape de energia. São os chakras de ativação mais fácil e seguro, sendo que sua ativação permite o desenvolvimento da capacidade de sentir energias sutis e também de sentir a aura.
Manipulação energética. São os médiuns passistas.
Por isso, é super importante banhos de ervas, pensamentos bons, reformulação espiritual e acima de tudo a reforma íntima.
Por que as entidades estalam os dedos, quando incorporadas ?
Esta é uma das coisas que vemos e geralmente não nos perguntamos, talvez por parecer algo de importância mínima.
Nossas mãos possuem uma quantidade enorme de terminais nervosos, que se comunicam com cada um dos chacras de nosso corpo :
- Dedo Polegar Chacra Esplênico (região do baço)
- Indicador Cardíaco (coração)
- Anular Genésico ou básico (base da espinha)
- Médio Coronal (alto da cabeça)
- Mínimo Laringeo (garganta)
- Na região quase central da mão Chacra Solar (estômago)
- Próximo ao monte de Vênus (região “gordinha” da mão) Chacra Frontal (testa)
Estas são algumas das terminações nas palmas das mãos, apenas para ilustrar a correspondência existente em questão.
O estalo dos dedos se dá sobre o Monte de Vênus e dentre as inúmeras funções conhecidas pelas entidades, está a retomada de rotação e freqüência do corpo astral, descarga de energias negativas, alem de certas condições psíquicas particulares, que ativam faculdades propiciatórias à magia e à mecânica de ordem astral.
Por quê as entidades bradam, giram e dançam na umbanda?
Muitas entidades de Umbanda giram, dançam e bradam, para dissipar energias, facilitando a incorporação e acionando o elemento ar, etc., Pois o brado serve de forma simbólica como identificação e aviso de que aquela entidade está ali, dissipando energias fluídicas negativas, do médium ou do ambiente, assim também como atraindo energias positivas.
A Umbanda tem a prática gratuita da caridade através de várias manifestações mediúnicas mas a mais comum nos terreiros é a incorporação. Algumas pessoas pensam que a incorporação (mediunidade de psicofonia) é o ato de o espírito sair do nosso corpo e dar passagem ao espírito da entidade. Veremos a seguir, que essa idéia será desmistificada, com uma explicação simples e objetiva. Afinal, a incorporação, é uma condição que engloba a parte mental, física e de efeitos físicos. Sendo assim, entidades e guias que trabalham para e na Umbanda, manifestam-se via fenômeno mediúnico. - Na incorporação, dois espíritos não podem “ocupar” o mesmo corpo. Como vivemos num mundo material e condensado (aquilo que podemos tocar), esse fato, não é diferente nos fenômenos mediúnicos. Então veremos como funciona esse processo: São sete, os chakras principais. Esses pontos receptores de energia do corpo humano estarão diretamente ligados as entidades (espíritos).
Para uma melhor explicação vamos entender como funciona o corpo físico. O que é o cérebro? Por que precisamos de um sistema nervoso? Seu cérebro é o órgão mais importante de seu corpo. Ele controla tudo o que você faz, seus movimentos, seus pensamentos e sua memória. Embora pareça muito simples, o cérebro é imensamente complicado. Fica posicionado no alto da cabeça, acima dos olhos e dos ouvidos, estendendo para trás e para a parte inferior da cabeça. Quase tão importante quanto o cérebro é o restante do sistema nervoso. A medula espinhal estende-se do cérebro para baixo, ao longo da coluna, O cérebro e a medula espinhal formam o sistema nervoso central. Ao longo do comprimento da medula espinhal saem nervos semelhantes a fios que se dividem e se ligam com quase todas as partes do corpo. Os nervos transportam mensagens dos órgãos dos sentidos para o cérebro, e também instruções do cérebro para outras partes do corpo.
E como entra a entidade nesse processo? Então vamos lá... Sabemos que temos três corpos: - Corpo astral ou Perispírito - Duplo etérico(ou cascão ) – corpo semi-material e semi-espiritual - Corpo físico
A entidade se aproxima do médium. Coloca suas mãos no Chakra principal. O Coronário ou podendo ser chamado da corôa do médium.
Com isso a entidade emana suas energias e manipula no cérebro as informações que serão passadas para o corpo físico do médium. Essas informações serão manipuladas diretamente ao sistema nervoso central. Ali nessa região, a entidade passará todos os efeitos físicos que provém dela, para o médium, efetuando a comunicação direta, inclusive sua forma de falar, de andar, seus trejeitos, desejos e sentimentos.
Como a entidade fala ? Porque meu corpo se curva quando estou incorporada com um preto (a) velho? Porque sinto tanta força com Ogum
? Porque as mães dançam ? Porque um caboclo é tão forte e bate nos peitos?
Como um Exú nos dá tanto sentimento de força e imponência?
Porque as moças (Pombagiras) deixam nossos quadris tão cansados?
Iremos agora falar dessas manilpulações energéticas das entidades e seus respectivos Chakras: OS CHAKRAS ( localizações e cor expecifíca) Coronal (Coroa)- No topo da cabeça-Dourada, Branca e lilás.
Frontal (terceiro olho) - No meio da testa Lilás e Azul
Laríngeo-No meio do pescoço, cor Azul Claro Cardíaco -Na região do coração( entre os mamilos) Verde e rosa.
Gástrico- Na região do estômago - verde Esplênico - Na região do umbigo – Laranja preto
Básico ou Sacro -Na região do pubis - Vermelha
Cada entidade tem sua própria caracterização para ser conhecida como tal. - Um caboclo com suas mãos cruzadas . - Um preto velho (a) curvado. - Um Ogum com seu brado forte! Essa caracterização acontece para o nosso próprio reconhecimento de quem está se apresentando.
- Coronário: Através desse chakra que a entidade manipula nosso sistema nervoso central e dá a forma de como ela é, e quer se apresentar (Curvada, em pé, torta, sentada). Também é por esse chakra que temos nossas intuições , o recebimento das comunicação espirituais ( clariaudiência), aonde podemos escutar sons, palavras, ruídos e vozes. - Para melhor concentração na incorporação pode-se mentalizar a cor branca, dourada ou lilás.
- Frontal: Esse chakra tem a vidência, recebimento de informações por telepatia ou visão direta. Cor azul índigo.
- Laríngeo: É o Chakra que a entidade manipula diretamente para usar a voz do médium. Podendo sentir toda a sensação da entidade. Até mesmo a forma que ela fala. Incluindo outros idiomas que o próprio médium desconhece.
Para melhor comunicação da entidade mentaliza-se a luz azul claro, na direção da garganta.
- Cardíaco: Aonde a entidade transmite a sensação e o sentimento de força, alegria, tristeza, raiva, impaciência e amor. Algumas das vêzes dando aceleração cardíaca. Cor verde. - Gástrico: Esse chakra tem muita importância. É de onde são retiradas a energia para doação. Esse Chakra também recebe as sensações de ardência, enjôos, dores. Muitas das vêzes quando se é médium transporte.
Cor para o restabelecimento energético = amarela. - Esplênio ou umbilical: É o Chakra que tem a maior importância da doação de Ectoplasma.
Um dos elementos bioenergéticos mais utilizados por Caboclos, Pretos-Velhos, Exus e Crianças, seja em atividades curativas, harmonizatórias, e, também, em neutralização de demandas, é o nominado Ectoplasma. O Ectoplasma, que tem despertado um grande interesse por parte das religiões mediúnicas e de cientistas de todo o mundo, é uma substância material, visível ou não, consoante sua quantidade e densidade, absorvida/produzida pelo corpo humano a partir da fusão e posterior metabolismo de quatro fluidos, quais sejam fluidos astrais (química astral); fluidos da natureza (raios solares, raios lunares, gases etc.); e fluidos orgânicos e inorgânicos de nosso planeta (minerais, vegetais e animais). Nos trabalhos direcionados ao desmanche de baixa magia, as entidades potencializam a substância ectoplasmática, deslocando-se a lugares onde está a origem material da feitiçaria (objetos vibratóriamente magnetizados), passando a manipular tais materiais, desmagnetizando-os e neutralizando as demandas. Devido aos espíritos utilizarem o ectoplasma humano em algumas tarefas onde há a necessidade deste fluido vital, muitos médiuns, ao término de uma sessão ou gira, sentem-se fatigados, cansados, exauridos de energia, e com apetite aguçado. Esta situação ocorre em grande parte, e em vários graus, conforme a quantidade sorvida, em razão da retirada de parte do ectoplasma do médium por parte dos espíritos trabalhadores. É um acontecimento natural, facilmente dirimido pela ingestão de líquidos como água pura, sucos, refrigerantes, comestíveis, e, se possível, um ligeiro repouso. Após um curto espaço de tempo o ectoplasma volta a seu nível normal.
Cor para restabelecimento energético = laranja. - Básico ou Sacro: É a região que mais é usado para os Exus e Pombagiras. É o chacra de regula a disfunção sexual. Trabalha com a sensualidade e organização energética.
Essa influência se manifesta com sensações de vigor, auto – confiaça, determinação e coragem. Por isso das Moças usarem muito a parte inferior do corpo. O quadril. E os homens de uma primeira chegada (da entidade) sentirem uma força brutal e na parte da pernas. Cor vermelha.
Chakras das Mãos: Localizado na região central das palmas das mãos.
Caracterizados por estarem numa região terminal do corpo, denotam ponto de entrada ou escape de energia. São os chakras de ativação mais fácil e seguro, sendo que sua ativação permite o desenvolvimento da capacidade de sentir energias sutis e também de sentir a aura. Manipulação energética. São os médiuns passistas. Por isso, é super importante banhos de ervas, pensamentos bons, reformulação espiritual e acima de tudo a reforma íntima.
Por que as entidades estalam os dedos, quando incorporadas ?
Esta é uma das coisas que vemos e geralmente não nos perguntamos, talvez por parecer algo de importância mínima.
Nossas mãos possuem uma quantidade enorme de terminais nervosos, que se comunicam com cada um dos chacras de nosso corpo :
- Dedo Polegar Chacra Esplênico (região do baço)
- Indicador Cardíaco (coração)
- Anular Genésico ou básico (base da espinha)
- Médio Coronal (alto da cabeça)
- Mínimo Laringeo (garganta)
- Na região quase central da mão Chacra Solar (estômago)
- Próximo ao monte de Vênus (região “gordinha” da mão) Chacra Frontal (testa)
Estas são algumas das terminações nas palmas das mãos, apenas para ilustrar a correspondência existente em questão.
O estalo dos dedos se dá sobre o Monte de Vênus e dentre as inúmeras funções conhecidas pelas entidades, está a retomada de rotação e freqüência do corpo astral, descarga de energias negativas, alem de certas condições psíquicas particulares, que ativam faculdades propiciatórias à magia e à mecânica de ordem astral.
Por quê as entidades bradam, giram e dançam na umbanda?
Muitas entidades de Umbanda giram, dançam e bradam, para dissipar energias, facilitando a incorporação e acionando o elemento ar, etc., Pois o brado serve de forma simbólica como identificação e aviso de que aquela entidade está ali, dissipando energias fluídicas negativas, do médium ou do ambiente, assim também como atraindo energias positivas.
III -CROMOTERAPIA
A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.
Esta terapia vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, como também na India, na Grecia, na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados.
Atualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais,etc. Até nas propagandas o uso de cores é estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está sendo trabalhado.
IV -DEFINIÇÃO DE REIKI - O QUE É O REIKI?
O REIKI é uma técnica curativa milenar que é aplicada através da imposição das mãos. É uma técnica simples e poderosa que todos podem aprender e a utilizá-la com facilidade.
REIKI é uma palavra de origem japonesa que significa Energia Vital Universal.
É uma palavra constituída por duas palavras "kanji":
REI - a Energia Universal, Cósmica, que guia a criação e o funcionamento do Universo e
KI - é a Energia presente em todas as coisas. Ela flui em todos os seres vivos, dando-lhes vida, é a Energia Vital
REIKI é o encontro de duas energias: a Universal e a Vital.
|